// Informações

Como tirar cartão do SUS- Fazer segunda via e consultas

Por: Enilton

O Cartão do SUS, também chamado de Cartão Nacional de Saúde, é um direito de todo cidadão brasileiro, o Cartão do SUS foi criado para facilitar e melhor atender na identificação, atendimento e controle do Sistema Único de Saúde. Todos os tipos de atividades e procedimentos realizados no que se refere ao SUS, como consultas, acesso a medicamentos e muitas outras atividades, são vinculados e executados através do cartão do SUS.

Com o cartão voce tem direito a atendimento em todo território nacional, pois ele tem numeração única para cada brasileiro cadastrado, com esse numero pode-se identificar cada usuário no banco de dados do sistema de saúde, junto às unidades de saúde e profissionais envolvidos.

Como tirar seu Cartão do SUS

Todo cidadão brasileiro que quiser tirar seus Cartão do SUS, deve procurar uma  unidade Básica de Saúde em sua cidade, mais próxima de sua casa portando seus documentos pessoais como RG, CPF, numero do PIS/PASEP( se tiver) comprovante de endereço e  solicitar ao agente de atendimento sua inscrição junto ao SUS. Com seu cartão de inscrição em mãos, o usuário poderá ter acesso a muitos benefícios, como atendimento mais rápido, acesso a medicamentos e maior facilidade na marcação exames e consultas.

 

 

 

 

 

 

Cartão do SUS online – CADWEB

O sistema de Saúde do SUS também está disponível na WEB. Através do aplicativo CADWEB SUS, o agente de saúde de qualquer unidade credenciada, poderá fazer o cadastro e consultar qual a situação de qualquer usuário vinculado ao Sistema Único de Saúde. Para o funcionário ter acesso ao CADweb online, ele necessita do código CNES, numero de inscrição do operador e senha individual de acesso.

 

 

 

 

 

 

 

Link para acesso ao Cadweb SUS online – http://cartaonet.datasus.gov.br/

Voce também poderá obter outras informações online você encontra no endereço: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/

Como Obter a segunda via de seu cartão.

Se voce teve seu cartão do SUS extraviado ou perdido, vai necessitar de uma segunda via para que seja atendido. Para tirar a segunda via, voce deve se dirigir até uma unidade de saúde levando seus documentos pessoais. O agente irá fazer uma varredura  no sistema para localizar seus dados e irá fazer possíveis atualizações de dados, realizando assim a impressão da segunda via de seu cartão do SUS. Lembres-se o atendimento do sistema de saúde só será possível com a apresentação do cartão, por isso é bom sempre te-lo consigo e ter cuidado em sua conservação para evitar qualquer tipo de problema.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

// Compartilhe!