// Dicas

Dicas de como manter seu cão sempre cheiroso

Por: Enilton
Para você ter seu grande amigo, o cão, sempre limpo e com aquele cheiro gostoso, você deve tomar alguns cuidados antes, durante e depois do banho. Jamais lavce seu animal com água quente, preferia dar banho nele com água morna ou quase fria. Cuidados especiais devem ser tomados com as orelhas e os olhos de seu bichinho de estimação, eles precisam ser limpos com lenços umedecidos. Para evitar que a água entre no ouvido do seu cão durante o banho, insira bolas de algodão umedecidas com vinagre de maçã em suas orelhas.. Faça uso de shampoo próprio para cães, não use o shampoo de humanos, porque este tipo possui ingredientes que podem causar alergias. Você poderá usar um condicionador para animais após o banho para penteá-lo.

Cuidados na hora do banho

Um cão de pêlos longos deve ser penteado antes do banho, assim você não precisará desembaraçar o pêlo molhado.

Lave a cabeça, ouvidos e pescoço primeiro. Se você não fizer isso, quaisquer pulgas que estejam no animal se refugiarão lá enquanto você lava o corpo

Se o seu cão cheirar mal mas você não tiver tempo de dar um banho nele, esfregue bicarbonato de sódio ou amido de milho em sua pelagem e escove-o para limpar.

Seque bem o pelo do animal, com uma toalha e um secador de cabelos, cuidado para não chegar muito perto com o secador para não assustá-lo, use em temperatura media e velocidade baixa. Depois que der banho no cachorro, aproveite para desembaraçar os pelo, para evitar a formação de nós. Use uma escova apropriada para pentear os pelo sempre em sentido crescimento.

Voce pode ainda usar um condicionador em spray para ajudar a umedecer os pelo ants de começar a escovação. Se aparecerem nós, remova-os fazendo de uma pequena quantidade de óleo para bebê ou produto próprio para desembaraçar. Para deixa-lo cheiroso use um condicionador especial na pele do cão depois que terminar o banho.

Causa do mau hálito

Os cachorros também podem ter mau hálito, devido a formação de tártaro, e isso pode causara gengivite, que é uma inflamação da gengiva. Para que animal não sofra com esse problema procure escovar os dentes dele elo menos uma vez por semana, use uma escova pequena e macia se  não tiver pode usar o dedo com pasta de dente ou uma solução desenvolvida especialmente para uso animal. Porem, você deve tomar muito cuidado ao usar o creme dental comum, ele faz muita espuma e pode causar irritação no estomago de seu animal, se eventualmente ele venha a engolir.

Depois de terminar a higiene de seu animal de estimação e ele estiver limpinho, aplique um perfume em spray, desenvolvido especialmente para animais, com cuidado para não borrifar muito na região do focinho. Para que seu cãozinho fique sempre limpo sempre o escove após o banho. A escovação independente do banho deve ser feita uma vez por semana se seu pelo for curto, ou diariamente se ele tiver pelos longos ou pesados. Quando você faz a escovação estará retirando a sujeira, os pelos mortos e os parasitas, alem de deixar ele com os pelos muito bonitos.

Cuidados com a saúde

Alem dos cuidados com banhos, cuidados com a saúde de seu animal também deve ser levado em consideração, os cães, as vezes tem problemas de saúde e precisam de atenção ou de  um veterinário, de nada adianta um animal cheiroso se não cuidar de sua saúde.

É importante lavar as patas do seu cão no inverno porque provavelmente ele absorverá sal e químicas da rua. Essas substâncias podem ferir suas patas. Se as almofadas das patas do seu cão ressecarem ou racharem, esfregue um pouco de vaselina nelas.

Para limpar a remela que se junta nos cantos dos olhos do seu cão, use um pedaço de algodão umedecido em uma solução de ácido bórico.

Não deixe o seu cão dentro do carro em clima quente, mesmo se as janelas estiverem abertas.

Em clima quente, é melhor levar o seu cão para passear logo cedo pela manhã ou no final da noite. O calor do meio-dia pode ser perigoso.

Dicas

Caso você não tenha um cãozinho ao invés de comprar um, procure um abrigo e adote um.

Se você tem um e vai se mudar para outro local onde não poderá mais cuidar dele, não o abandone na rua, procure uma família que possa ficar com ele, não o abandone na rua.

Os animais embora irracionais tem sentimentos.

Compartilhe esta matéria.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

// Compartilhe!