// Informações

Hepatite B pode causar câncer no fígado

Por: Enilton
HepatitePoucas pessoas têm conhecimento da hepatite B. Este tipo de doença é uma infecção no fígado e é causado por um vírus. A hepatite pode ser transmitida pelo contato com o sangue ou outros tipos de líquido originário de alguém infectado. Este vírus é bastante resistente e tem capacidade de sobrevivência de sete dias em ambiente externo. Esta doença é misteriosa, a pessoa pode ter contraído a hepatite B e não ter conhecimento da infecção. Como ela não apresenta nenhum sintoma, a pessoa acha que está apenas gripado. E por não ter conhecimento, o vírus vai causando inflamação no fígado e você passa a ser um transmissor da doença de ter conhecimento.

No mês de agosto de 2011, a rede SUS, Sistema Único de Saúde, passou a fornecer  teste rápidos para detecção das hepatites B e C. Os resultados são apresentados no prazo de 30 minutos e se caso o resultado for positivo o paciente deverá ser encaminhado PA acompanhamento médico.

De início os testes estarão disponíveis nos CTAs, controla de Testagem e Aconselhamento, centros especializados em diagnósticos e prevenção de DSTs, onde é possível fazer testes para constatação da sífilis,HIV e agora também as hepatites B e C de algumas capitais do país.

O contágio:

A transmissão do vírus, que tem capacidade de sobrevivência de até 7 dias em ambientes externos, pode ocorrer através do sangue, sêmen, ou ainda através de fluidos vaginais e também através do sangue da menstruação. Portanto os meios de transmissão podem ser através das transfusões de sangue, agulhas contaminadas, instrumentos cirúrgicos e odontológicos mau esterilizados, relação sexual ou ainda ser transmitido para o bebê, após o nascimento(a amamentação não apresenta riscos)

Sintomas

Os sintomas desta infecção em geral aparecem de dois a três meses após a pessoa ser contaminados pelo vírus. Mas pode existir casos em que os sinais da doença demoram até seis meses para se manifestar. A hepatite causa na pessoa infectada a sensação de cansaço, febre branda, dor de cabeça, falta de apetite, enjoo ou ânsia de vômito, dor de estômago, diarreia, dor muscular e nas juntas, urticária, pele, olhos e mucosas amareladas (este sintoma só aparece depois que os demais começam a ir embora).

Quanto à infecção pela hepatite B de longo prazo, conhecida como hepatite crônica, a pessoa contaminada fica com o vírus por pelo menos seis meses, existe também casos em que o virus permaneça pela vida toda. Nestes casos os sintomas da doença não aparecem com muita freqüência. Se uma pessoa jovem for infectada ela terá mais chances de desenvolver a hepatite crônica.

A hepatite na gravidez

As mulheres gestantes devem receber imunização contra as hepatites B e A, através de vacinação, caso ela ainda não tenha ainda adquirido os anticorpos. Com respeito a hepatite C, ainda não há como se proteger. Caso a mulher grávida já seja portadora dos virus das hepatites B e C, deve conversar com seu médico, para que ele possa orientá-la a ter uma alimentação saudável e adequada para diminuir os riscos ao fígado. Se a mãe for portadora do vírus da hepatite B a criança deve ser vacinada logo ao nascer, podendo ser alimentada normalmente com leite materno.

Tratamento

Tratamentos através de medicamento não são tão necessários, na maioria dos casos, a infecção desaparece. É recomendável comer bem e beber muita água para ajudar o corpo a se recuperara mais depressa. Medicação que podem ser recomendado pelos médicos é contra dores, febre e enjôo.

Quando procurar o médico?

A pessoa que suspeitar de qualquer sintoma, deve procurar ajuda médica urgente e se a pessoa estiver contaminada pelo vírus da hepatite A pode ficar seriamente desidratada e com vomito constante. Alguns sintomas podem indicar que a pessoa está com o fígado infeccionado e afetado: irritação extrema, raciocínio confuso, muita sonolência, perda de consciência, inchaços pelo corpo, especialmente nas mãos, rosto, pés, tornozelos, pernas, braços e abdômen e sangramento no nariz, boca e reto, podendo apresentar sangue nas fezes.

Hepatite é coisa séria, ao menos sintoma procure ajuda médica.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

// Compartilhe!