// Informações

Quais são e o significados dos símbolos do Natal

Por: InfoMaster
O Natal é uma festa Cristã que celebra o nascimento do menino Jesus. Nesta data recheada de simbolismos e tradições, que há séculos se mantém viva no lar das famílias que desejam preservar o sentimento de amor, fraternidade e união. Ao aproximar do Natal todos se preocupam com presentes, com as Ceias, em comprar roupas novas, mas se esquece do principal. DO ANIVERSARIANTE.  Que é próprio Jesus Em muitos lugares comemoram o natal com muita festa, troca de presentes, muita bebida, comida, mas nem se lembram de ir a uma igreja, de fazer uma oração de agradecimento a Deus por ter enviado seu filho pra nos salvar.

Ao passar dos anos, em diferentes regiões foram se misturando os objetos e personagens para retratar esse importante momento da nossa historia.

Os símbolos mais importantes do Natal são: arvore velas, presépio, estrela, bolinhas, papai Noel, Presentes e Guirlanda.

Veja o significado de cada uma:

Árvore de Natal: é simbolizada pelo pinheiro e representa a vida renovada, o nascimento. A decoração da árvore de natal é motivo de muita alegria, principalmente para as crianças. Ela pode ser ornamentada com enfeites de natal diversos, como as tradicionais bolas coloridas, bonecos de neve, estrelas, anjos, papai Noel, laços, fitas decoradas e muito mais.

Velas: Representam à boa vontade, elas são usadas para iluminar os caminhos.
É comum utilizar castiçal com algumas velas na mesa onde será preparada a Ceia de natal, pois ali estará presente a luz da vida.

Presépio: Reproduz o lugar do nascimento de Jesus.
Nele estão representados Jesus, Maria, José, os três Reis Magos, alguns animais e a manjedoura. Jesus deverá ser colocado na manjedoura somente na meia noite do dia 24 de dezembro, simbolizando o momento do seu nascimento.

Estrela no topo do pinheiro: representa a estrela guia que orientou os três Reis Magos até o local do nascimento de Jesus Cristo.
As quatro pontas indicam as direções Norte, Sul, Leste e Oeste.

As bolinhas coloridas: representam os frutos e servem para enfeitar as árvores de natal.
Elas podem ser encontradas em diversas cores sendo a dourada, vermelha e prateada as mais utilizadas.

Papai Noel: a origem desse personagem surgiu inspirado em São Nicolau, que tinha o hábito de ajudar as famílias mais necessitadas da região em que vivia.
O trenó, as renas, a chaminé, a barba branca e as roupas vermelhas, ao longo dos anos, foram adicionados à essa lenda que ficou gravada no imaginário de todos nós e, é assim que o bom velhinho participa das festas de fim de ano no Brasil e no Mundo.

Presentes: a idéia de presentear na noite de Natal foi baseada nos presentes que o Menino Jesus recebeu dos três Reis Magos  Segundo a história elas levavam ouro, mirra e incenso para ofertar à Jesus.

Guirlanda: geralmente é pendurada na porta de entrada das casas para representar a presença do menino Jesus.



1 Comentário Quero Comentar!

  • gercy

    Não acredito nesses significados que foram posto a cima.o Natal pode ser uma festa que todos gostem(claro,festas de todos os tipos,as pessoas festejam sem saber)por exemplo:o papai noel,vcs não concordam que estão ensinando as crianças a mentir,gente todos nos sabemos que papai noel não existe!será que Jesus nasceu mesmo em 25 de em dezembro?não é o que a biblíadizou seja,a biblía nem revela o dia mais sim o dia da morte.pois a biblia nos dia q a morte é melhor do q o dia em que se nasce,veja(Eclesiastes:7:1).será que tais simbolos dão lovor ao nosso verdadeiro Deus???

Deixe um comentário

Comentário

// Compartilhe!